domingo, julho 24, 2005

O Fantasma da Ópera

O fantasma da ópera foi escrito e publicado em 1911 por Gaston Leroux, um excêntrico ex-repórter investigativo que deixou a então profissão para se dedicar as nouveles. Como livro, Le Fantôme de l'Opéra não fez sucesso e as críticas eram ruins, exceto pela publicação em série de tiras em jornais franceses, americanos e ingleses, talvez pelo aspecto macabro das figuras empregadas para ilustrar a história, que pareciam chamar a atenção.

Conta-se que alguém que trabalhava para a Universal Pictures teria lido uma dessas tiras e tido a idéia para um filme, que foi produzido e chegou as telas no ano de 1925, tornando famoso seu protagonista, o ator Lon Chaney (falecido em 1960).

Gaston Leroux não chegou a presenciar o sucesso que sua história viria a ter, embora especula-se que teria assistido a produção cinematográfica no ano de 1926, um ano antes de seu falecimento.

O Fantasma da Ópera é uma ficção baseada em acontecimentos sombrios e misteriosos que se deram no ano de 1880, nos porões da Ópera de Paris. Leroux teria visitado os porões da ópera, onde há um lago, e até mesmo tropeçado em esqueletos de pessoas que haviam sido massagradas durante a Comuna, um ambiente naturalmente rico para a criação de histórias sobre vultos e fantasmas.

A história é contada iniciando-se no ano de 1911, com o leilão de objetos remanescentes da Ópera de Paris. Raoul (um dos personagens), então com 70 anos, comparece ao leilão e arremata um pôster e a caixa de música. Quando é posto em leilão o enorme lustre da Ópera, Rauol começa a contar que o lustre está diretamente relacionado com a lenda do fantasma da Ópera, e a história retorna no tempo, com a Ópera de Paris em pleno funcionamento. Christine, uma cantora de Ópera, é auxiliada pelo Fantasma, a que ela chama de "Anjo da música", que no entanto fica enlouquecido de ciúmes quando Christine encontra Rauol, um antigo colega de infância que ao desenrolar da história disputará o amor de Christine com o Fantasma, um personagem excêntrico e fascinante cuja paixão demonstra de maneira bastante humana como aquilo que é simultaneamente uma força construtiva pode tornar-se em uma fraqueza destrutiva.

O Fantasma foi estrelado como um músical em 1986, em Londres, tendo Sarah Brightman no papel de Christine, estando em cartaz até hoje, sendo que jamais houve um assento não vendido para a produção londrina. O show também é produzido por outras companias de teatro, estando em cartaz em Nova York, Budapeste, Shangai, São Paulo e uma produção em tour pelo interior dos EUA.

Eu tive a oportunidade de assistir a produção em São Paulo e posso dizer que vale a pena, se você gosta e/ou tem paciência para musicais. Além da história e da musicografia serem fiéis a produção teatral original, o cenário, os efeitos, as roupas, nada deixam a desejar a uma produção de nível internacional.


"Promise me that all you say is true - That's all I ask of you"

(All I ask of you, da produção original para o teatro. A melodia é mais conhecida no Brasil através da adaptação performada por Emilio Santiago para a novela Tieta, com o nome de "Tudo que se quer", embora a letra não tenha nada a ver com a original).

Nenhum comentário:

Pesquisa google