quarta-feira, agosto 10, 2005

O Inferno é dentro de ti

Há um estado pelo qual muitos de nós passamos, frequentemente após grande e longo sofrimento ou trauma. Este estado consiste na combinação do cansaço, da falta de vontade, ou melhor, da vontade vencida no campo de batalhas, com um estado de pós-guerra ao nosso redor.

Ao nosso redor, as ruínas da vida que um dia sonhamos levar. Tudo por fazer, por reconstruir, mas a vontade tão avariada que chegamos a nos perguntar se vale a pena. E com o tempo, o que acaba acontecendo é que a maioria de nós se acostuma com estas ruínas. Por que ainda que saibamos lamentável este cenário,já estamos nele, ganhamos jogo de cintura. Como se após a queda quisessemos garantir o chão, já que, quando se cai, do chão não se passa.

Este estado recebe muitos nomes. Alguns o descrevem erroneamente como estado masoquista. Masoquista é quem se compraz no sofrimento, e o masoquismo é um estado patológico um tanto quanto mais grave. Este estado que ora descrevemos não é o estado de quem escolheu nele estar, mas de quem, momentâneamente, não sente-se capaz de buscar saída, encontrar opções.

Alguns outros o chamam de inferno. Apesar de ter me encontrado neste estado, e por tempo considerável, eu não sei do que chamá-lo. Só o que eu sei é que entrar neste estado não é fácil e nem voluntário, e sair dele não é menos difícil.

Insisto ainda que no meu caso, tive sorte. O preço não foi tão baixo, foram necessários muitos anos cicatrizando as feridas, mas após isto, tudo o que precisei foi de um sorriso, embora não um sorriso qualquer, mas nada além de um sorriso.
Que me ajudou a encontrar em mim as próprias forças para sair deste cenário e buscar um cenário melhor. E se é bem verdade que a vida é uma busca incessante, se há sempre metas a frente, não é menos verdade que a felicidade se encontra nesta busca. Não é um lugar ou um estado melhor, não é o dia de amanhã em si, mas o caminho que nos conduz a este dia.

Meu coração se compadece dos que habitam este cenário de pós-guerra, de destruição, com tudo e todos a nosso redor em pedaços, por que eu sei, e ninguém se atreva a dizer que não sei, o quanto dói cada minuto nesta situação, e o quanto dói e o quanto custa sair dela.

Mas a verdade verdadeira é que os escombros que encontramos ao nosso redor não são a real destruição a que temos que suportar. A destruição verdadeira está no coração, esmigalhado, lutando por se recompor, cansado, com medo de tudo e de todos. Das ruínas aprendemos a conhecer cada centímetro, nelas não há nada mais a perder, nada que nos assuste além do que já estamos assustados, nada que não possamos gerenciar. Fora dela, há o medo de qualquer coisa nova, de qualquer coisa diferente. É por isso que enxergamos ruínas, por que fora deste pequeno mundo, desta cratera aberta pelo meteoro que acabou com nossa vontade de lutar, fora deste mundo está a realidade a que, nestes instantes, não queremos enfrentar. Gostaríamos, impensadamente, que nada mais existisse, que esta cratera e estas ruínas fossem tudo o que sobrou.

Leva tempo para aceitar o fato de que a vida continua. Que da mesma forma estes escombros a que chamamos de derrota não são menos ilusão do que os sonhos quebrados que a esta guerra nos conduziram.

Se alguém se permitir um conselho de quem notadamente tem muito a aprender e nada a ensinar, é apenas este: Se o inferno é dentro de ti, se foi o coração ferido que te conduziu a este estado de coisas, não é senão dentro de ti, e em nenhum outro lugar, que também se encontra a porta de saída a este estado de coisas. Sim, a vontade falha, o cansaço impera, e não se sai disto com um passe de mágica. Ninguém que tendo sido tombado quase mortalmente pelo tiro, tapa o furo da bala com band-aid, levanta-se e segue andando como se nada tivesse acontecido, não.

É necessário tempo, é necessário muitas coisas. Raramente bastaria um sorriso, raramente bastaria alguém que segurasse a sua mão, embora seja necessário saber aproveitar estas e todas as outras coisas que nos ligam a uma realidade melhor. Mas, aconteça como acontecer, reste esta certeza que vos deixo, de quem caminha sobre a terra e não no inferno: se o inferno é dentro de ti, não há para onde fugir. Mas é dentro de ti, em vida e não quando se morre, que está o céu a que ainda se prende, por poucos mas firmes laços, o coração quebrado que outrora ousou sonhar, e que um dia, quando se encontrar pronto, deverá buscar ousar novamente, por que isto é o que forma a vida, e é precisamente isto que ninguém mais poderá fazer em teu lugar, senão ti mesmo.

Nenhum comentário:

Pesquisa google