sábado, maio 28, 2005

D'amizade

Meu grande amigo,

Escrevo para dizer: Obrigado. Muito obrigado por não desistir de acreditar em mim. Sei que algumas pessoas, se não desistiram, estiveram próximas a isto. Porém, como se pudesse fechar os olhos diante dos meus imensos defeitos e ver apenas aqueles pequenos fragmentos de humanidade que se encerram em meu coração, vejo que nem por um instante duvidou de mim.

Pacientemente esperou por mim, mesmo quando eu próprio já não acreditava poder encontrar o caminho. Acreditou em mim como se fossem inevitáveis as minhas pequenas vitórias, postura esta que não consigo conceber: cometo tantos erros, todos nós aqui cometemos, e parece ser tão difícil acertar. Mas você parece ter seus próprios conceitos e não se importar nem um pouco com a minha descrença.

Quero dizer obrigado especialmente por que na nossa amizade, nossas capacidades não são exatamente recíprocas, não são simétricas. Você é muito mais meu amigo do que eu sou seu amigo, e você parece não se importar com isto. Parece ter prazer apenas em ser amigo de todos aqueles que puder alcançar.

Eu não sou assim. Frequentemente duvido de você, de suas capacidades. Por vezes duvido mesmo que você seja justo, pois quando fala que estou errado, meu orgulho não me deixa te escutar.

E ainda que quem tenha motivos para duvidar não seja eu, sou eu quem duvido. E você sabe disso, e parece não se ofender. Parece me compreender melhor do que eu mesmo me compreendo, como se fosse um pai que olha a um filho e sabe que com o tempo e as oportunidades o seu filho irá crescer e superar as pequenas-grandes tormentas que hoje a ele parecem insolúveis.

É com esta calma e esta paciência que tens sido meu amigo por todo o sempre, muito mais me ouvindo do que me dando conselhos. Parece saber que mais importante do que dar opções e direção à alguém é ajudar este alguém a encontrar suas próprias forças, e com elas descobrir seu próprio caminho.

Tua amizade é incondicional. A minha ainda é ciumenta e invejosa. Sou condicional e interesseiro, minha amizade se limita quando você não faz o que eu quero, ainda que eu queira as coisas erradas.

Um dia, quem sabe, eu serei um homem melhor. E quando e se isto for verdade, talvez eu me surpreenda, talvez meus outros amigos se surpreendam. Mas você, meu amigo, certamente dirá o que já disse tantas outras vezes: - Eu já sabia que você podia, só faltava você descobrir também.

Nenhum comentário:

Pesquisa google