sábado, novembro 20, 2004

Depressão

Meus altos e baixos explicam-se parcialmente:
http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm

Minhas alterações de humor provavelmente são sintomas de depressão. A depressão por sua vez costuma ser sintoma de outras coisas. Há duas abordagens paralelas para lidar com o problema: tratar os efeitos e as causas. Combater os efeitos da depressão, através de tratamentos variados, incluindo a medicação alopática como um deles, é fundamental para permitir que o doente possa seguir sua vida de forma normal.

No entanto, há de se inquirir de suas causas, pois do contrário, torna-se um dependente (ainda que não químico) da medicação e/ou intervenções de outra ordem. Alguns médicos acreditam que não há outra forma. Considero ingenuidade.

Tenho suspeitas quanto as causas da minha, mas não vem ao caso.

O fato é que possuo os sintomas há muito tempo e nunca pensei que pudesse ter a ver com isto. Tive crises, das quais recordo, aos 11, 14, 15, 16, 18, 20, 21, e agora, talvez a mais forte delas, aos 24 anos.


Considero a alternativa da medicação, que me permitiria levar uma vida normal por algum tempo, enquanto trato os traumas que deram origem a este e outros problemas que possuo.

Chego a me sentir envergonhado. Acho que nunca pensei que passaria por isso. As vezes acho que nem sou humano, a vida encontra formas bizarras de me provar o contrário.
Mas lições de humildade são bem vindas.

Perdoem minhas últimas mensagens anteriores a esta. Por fidelidade a verdade, as mantenho na íntegra. Mas estou bem melhor agora, e não tenho medo senão de que as pessoas se afastem de mim.

Mas, se parar p/ pensar, é um direito que elas tem. Não posso temer pelo que os outros fazem ou decidem, ou deixam de (fazer, decidir).

Boa noite. Perdoem qualquer coisa. Em breve, de volta com a programação (a)normal.



Nenhum comentário:

Pesquisa google