quinta-feira, julho 15, 2004

Apenas escreva...

Apenas escreva. Como se fosse fácil, pensei.

Deve mesmo ser, cá estou eu. Mas quais seriam as outras opções? Ir para a cama e esquecer das baboseiras que rondam minha cabeça agora? Ou pior, continuar com elas me atormentando amanhã? Ainda que fosse realmente difícil, escrever agora pareceria mais fácil.

Eu mal sei sobre o que exatamente escrever. Minha mente apenas está envolta neste turbilhão de ruídos desconexos que formam idéias, e as vezes, as transcendem. O que é uma pena, infelizmente, não entendo nada que transcende o óbvio, e, como até o óbvio me é dificil expressar, ninguém entende nada mesmo.

... As vezes entendem. O que me deixa com inveja. Eu, que penso e escrevo, não entendo, mas alguns outros, simplesmente de passar os olhos pelas coisas que sofri para "parir" (no sentido masculino do termo, e se não existia um, acabei de inventar), sabem delas mais do que eu, que devaneio e me debruço sobre esta caixa de texto, tentando enfiar nela palavras que façam algum sentido, ou que apenas expliquem o que sinto ou penso.

Bom, isto é meia verdade. Eu estou cá a atirar palavras, formando frases que no fim das contas enchem linguiça mas não contam o que eu queria contar. Ah, chegamos onde eu queria, eu nem sei sobre o que estou escrevendo. Nem sei se havia algo a escrever, apenas sentei aqui e aparentemente as palavras fluem, com a decência de um político experiente. Olha, fiz até um trocadilho irônico. Perceberam? Mas não deviam perceber. Invejo-os.

E que dizer da vida? (Ah, não, lá vem ele falar da vida de novo). A vida não é fácil! (... grande novidade)
As vezes acho que seria mais fácil a loucura. (tá querendo nos enganar que vai ficar louco... bom, louco já é, coitado.)

Porém, os loucos vivem num mundo tão particular e pequeno, que não pode ser muito real. Nada que só diga respeito a uma única pessoa pode ter tanto significado assim. É simultaneamente muito fácil e muito difícil viver em mundo com suas próprias regras e nada mais. Fácil por que assim não precisariamos respeitar as regras dos outros, difícil por que um mundo só nosso não existe senão em nossas mentes, e teríamos dificuldades para sustentá-lo quando entrasse em conflito com o que os demais chamam de realidade... (é... acontece todo o tempo.)

Talvez, a coisa mais fácil do mundo seja fazer sempre as coisas mais difíceis. Assim nos poupamos o trabalho de ter que fazê-las mais tarde, somadas ao trabalho de andar no atalho que pegamos antes, achando que escaparíamos delas.

Nada do que eu escrevo faz sentido. É natural. Vai levar alguns anos para que o que escrevo volte a refletir o que penso. Até por que, ultimamente, meu pensamento é contraditório consigo mesmo.

É tão bom, quando as coisas não precisam fazer sentido, apenas são, especialmente quando isto não custa nada a ninguém.

Boa noite :-)

Nenhum comentário:

Pesquisa google