sábado, julho 24, 2004

Dia do Amigo

Então... recebi algumas mensagens parabenizando pelo dia do amigo.

Não me considero dos piores amigos que alguém pode ter, mesmo considerando minhas imperfeições e o fato de eu ser um ser humano algo reservado e introspectivo.

No entanto, das pessoas que conheço, sou o mais relaxado quanto a datas. Eu lembro que é meu aniversário por que alguém aqui em casa me parabeniza, ou alguém de fora me telefona. Com sorte, lembro sozinho, um dia antes, ou dois, desde que passei a usar o icq e as pessoas me parabenizam antecipadamente.

Dia do aniversário de amigos é complicado. Passei a usar a agenda do meu celular, mas as vezes esqueço de programá-la.

Dia do amigo então p/ mim é dose. Ano passado só paguei o mico, este ano esqueci o número da conta-corrente do mico, senão teria pago.

Então, escrevo esta mensagem aos poucos amigos ou conhecidos que lêem este meu "muro das lamentações" de vez em quando, para agradecer pelos "dias do amigo" que já passaram, e desejá-los felicidade nos dias do amigo que ainda virão.

A amizade é algo um tanto quanto curiosa. A vemos de modo diferente para cada amigo que temos, não importa se temos dois ou duzentos. Não necessariamente conseguimos dizer que fulano é mais nosso amigo que ciclano, mas, é sempre diferente.

Alguns amigos mal nos dizem bom dia, não nos confidenciam nada da sua vida particular, parecem desconfiar de nós. Mas surpreenentemente, as vezes são os primeiros a oferecer ajuda quando pedimos, as vezes antes até de pedirmos. As vezes quando clamamos por socorro, são os primeiros a vir em nosso socorro, e os últimos a sair.

Por vezes, temos aqueles amigos tagarelas e sem noção de horário que nos ligam quando lhes dá na telha, não importa se é 3 da manhã ou 2 da tarde, não importa se ele sabe ou não que você está no bem bom com a sua namorada e não pode atendê-lo, este tipo de amigo liga ainda assim. Fica desesperado se você não o atender. Você acaba pensando algo do tipo "a namorada pode esperar", e acaba pagando p/ ver.

Temos aquelas amizades do sexo oposto que não se dão bem com a sua mulher. Acho que houveram situações na vida em que estive solteiro por que minhas parceiras tinham ciúmes de alguma amiga. As vezes de todas. Sabe como é mulher, elas vivem em um regime de competição desumano. Eu tenho amigas tão do coração que tem que ser um namoro p/ valer mesmo, senão nem considero me afastar delas só por que a incauta ao meu lado é ciumenta. Enfim, eu não recomendo que o sacrifício chegue a este extremo, por que suas amigas acabam elas arrumando um incauto e esquecendo o número do seu telefone. São coisas da vida.

Só p/ constar, o Nietszche era um incapaz se não conseguia ter amigas bonitas. Eu tenho e não fico babando nelas. Eu acho que isto é coisa de quem tem medo de mulher, fala sério. Mulher bonita tem em todo canto neste país abençoado, e não vou perder boas amizades só p/ molhar o biscoito. Eu nunca tive problemas com isto.

E acho que minhas melhores amizades foram com pessoas do sexo oposto. Elas me ensinaram mais da arte da conquista do que meus amigos homens poderiam saber, até por que um defeito inerente a nós homens é que gostamos de contar vantagem, inventar que catamos aquele mulherão que na verdade, se nos desse aquele "olhar 43", nos faria perder a fala.

Temos aqueles amigos que nos eram muito próximos mas foram morar longe, ou até aqueles que sempre moraram longe e que tivemos pouco contato, mas que são nossos confidentes, concorrem de igual p/ igual com nosso melhor amigo, aquele que o é desde a infância, que mora na casa ao lado ou na outra rua (no meu caso, como mudei muito, tive alguns amigos que ocuparam esta posição momentaneamente, mas já não os tenho).

Enfim, para quantas pessoas você conhecer, terá uma forma de amizade diferente, num grau diferente. Tem amigos que só o são pelo nome, aqueles que conhecemos há algum tempo mas que nada sabem de nós, e que não nos deixam saber nada deles, ou ainda, que tudo sabem, mas que são os primeiros a fugir quando precisamos deles :-)

Tem amigos que são tão amigos que não precisamos de telefone. Sabemos quando estão precisando de nós e vice-versa. Se você não os tém, ou duvida que isto ocorra tal qual descrevo, inveje-me ou me tenha por mentiroso, que não me importo, pois a verdade, seja lá qual for, independe do que acreditamos. Tem pessoas que me ligam e dizem: "Você me chamou?", quando eu só estava pensando nelas.

Tem momentos em que precisamos de amigos, tem momentos em que precisamos ser amigos, a vida nos pede que, na média, sejamos bons em ambos os casos.

Tenhamos em especial consideração aqueles amigos que nos chamam a atenção quando estamos fazendo burradas. Por que temos aqueles que nos encorajam a nos meter em encrenca, ou ainda, se metem em encrenca conosco, me desculpem, mas isto não é amizade, é burrice pura e simples. Os amigos de verdade nos querem ver bem, não podem consentir que sejamos insensatos. Amigo verdadeiro é sincero, não é puxa-sacos, e neste sentido, aqueles que nos tem por inimigos, por vezes, nos ajudam mais do que falsos amigos, ao nos mostrarem defeitos que frequentemente temos. Não significa que tenhamos o direito de apontar dedos a quem quer que seja, ou que devamos achar o máximo quando o fizerem para conosco, mas, não se pode ficar em cima do muro quando vemos que algo não vai bem.

Aos amigos que tive, que tenho, e que terei, rogo a proteção de Deus, e só espero estar a altura deles, em especial naqueles momentos em que a vida me convidar a retribuir o bem que tanto e tantas vezes recebi.



Nenhum comentário:

Pesquisa google