quarta-feira, outubro 13, 2004

Mentiras

Imagine que toda vez que mentissem pra você, você soubesse, ou ao menos, desconfiasse, e tivesse meios rápidos e eficazes de confirmar. Aposto que alguns de vocês pensam que isto seria uma maravilha.

Asseguro que não é. Não é fácil saber quando mentem pra você. Por mais obcecado pela verdade que alguém seja, tem certos pontos em que é preferível o benefício da dúvida do que a certeza mordaz. Inclusive por quê uma coisa é saber que mentiram, outra bem diferente é tentar adivinhar o por quê.

Não vou dizer que nunca minto. Infelizmente, a vida tem dessas. Mas me dói toda vez que tenho de fazê-lo, por que, na verdade, não é algo que me saia naturalmente. Evito até onde posso, por que aprendi que na maioria das vezes existe um jeito de ser sincero. Minimizar o choque da verdade, contá-la aos poucos, mas não deixar de fazer, por que quando dizem que a mentira tem perna curta, não é apenas uma alegoria, é algo fácil de comprovar. E quando alguém descobre uma mentira, costuma atribuir ao fato do outro ter mentido, a pior interpretação possível.

Melhor inclusive que a mentira em geral tenha perna curta, as piores tendem a ser as que duram por mais tempo.

Para resumir a moral da história, o conhecimento é uma virtude, mas as vezes, a ignorância também o é.

Nenhum comentário:

Pesquisa google