quinta-feira, setembro 02, 2004

Considerai os Lírios

Peço licença para uma citação bíblica:

"E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.

Propôs-lhes então uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produzira com abundância;

E ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos.

Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens;

E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.

Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir.

Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário.

Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves!

Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?

Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé?" -- Lucas, 12, 15 - 28.

Assevero que a intenção de Jesus não terá sido a de dizer que o homem deva descuidar do trabalho, das obrigações materiais, como ter recursos para prover o sustento a si e aos que se lhe são dependentes.

Tampouco significa que devemos abrir mão dos recursos materiais e viver na miséria, embora alguns assim entendam nos versículos seguintes, mas é mesmo difícil encontrar quem leia este livro, ou outro qualquer, e não o interprete literalmente.

O convite que ele nos faz é de colocar as coisas em seu devido lugar. O que vêm primeiro, os tesouros do mundo, ou o tesouro do coração? Que deixaremos de herança a nossos filhos? Bens materiais que eles poderão consumir em alguns anos de vida fácil e autodestrutiva, ou valores que os acompanharão por todos os dias de suas vidas?

E "Nem Salomão, em toda sua glória, jamais se vestiu como um deles."

"De que te vale ganhar o mundo, e perder a própria alma?"

A posição de que desfrutas no mundo não te pertence. É uma concessão que pode lhe ser retirada. Usa-a bem.
Terás sobre os dias a tentação de converter o poder que lhe foi concedido em causa própria. Serás tão responsável pelos excessos que cometa, como pelas vezes que cruzar os braços e deixar de exercer a tua capacidade e o teu dever.

Vive bem, e não duvides, todas as condições lhe foram ofertadas. Usa-as bem.

Nenhum comentário:

Pesquisa google