sábado, setembro 11, 2004

Sinceridade

Narram-nos alguns etimologistas a origem da palavra "sincera".

Contam eles que os romanos, afeiçoados a esculturas e a objetos de decoração em geral, por vezes mandavam restaurá-los. E o processo envolvia cobrir as rachaduras e imperfeições com cera, de modo a dar o aspecto de novo ao objeto. Só que a cera não resistia muito tempo ao calor e as intempéries, e os romanos logo aprenderam a exigir, ao comprar um objeto:
- Sine cera

Que quer dizer "sem cera". Não queriam um objeto disfarçado de novo, coberto por algo irreal. Aí surgiu o termo moderno, sincera, e suas flexões: sinceridade, sincero, etc.

Nos cobrimos por vezes com a cera da mentira, mesmo sem querer, e frequentemente, sem perceber. Quando tentamos parecer o que não somos, quando consentimos que algo seja feito contra nossos direitos ou os de nossos semelhantes.

Frequentemente, deixamos de ser sinceros por medo.
Alguns exemplos...
Na amizade, quando, por medo de sermos repreendidos, deixamos de advertir nossos amigos que eles estão indo por um caminho perigoso.
No amor, quando, por medo de magoarmos quem conosco está, guardamos para nós mesmos dúvidas, remorsos, sensações e sentimentos que talvez não digam respeito apenas a nós mesmos, enquanto individualidades. Sensações que se acumulam, e que poderiam ser facilmente resolvidas, mas que ao invés disto, transformam-se em tempestades em copos d'agua.

Deixamos de ser sinceros conosco mesmo, quando sabemos que algo nos faz mal, e insistimos nisto assim mesmo. Quando não ouvimos, ao menos ouvimos, nossas consciências.

Não somos sinceros quanto a nossos objetivos, nossas capacidades, nossa força.
E quem não é sincero consigo mesmo, encontra dificuldades enormes de ser sincero para com quem quer que seja...

Retiremos a maquiagem de nossos caráteres. Ela não é senão a continuidade da impotência. Não somos felizes, enquanto não assumimos a responsabilidade por nossa felicidade, e não podemos ser responsáveis, se não temos liberdade a exercer.

Nenhum comentário:

Pesquisa google